WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 03/08/2021
Urticárias induzidas

A urticária se caracteriza pela presença de urticas, angioedema ou ambos, sua cronicidade é definida pela presença de sintomas, diariamente ou na maioria dos dias da semana, por mais de 6 semanas.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
No caso da urticária crônica induzida, ela diferencia-se da espontânea pois é causada ou INDUZIDA por um estímulo externo específico, divididos em:
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
FATORES FÍSICOS:
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Urticária dermográfica – deflagrada por um estímulo mecânico como um arranhão ou a ponta de uma caneta
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Urticária por contato ao calor – a urtica ocorre quando em contato com uma superfície ou objeto quente na pele, como toalha de banho quente
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Urticária ao frio – a urtica aparece quando a pele entra em contato com frio, como com o gelo, ar condicionado, lugares frios
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Urticária de pressão tardia – surge 6 horas após a pressão em um local, como sapato apertado ou sacola de mercado no braço
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Urticária solar – Urtica surge quando em exposição ao sol e poupa os locais cobertos pelo sol
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Angioedema vibratório – muito comum ocorrer nas mãos de trabalhadores de aparelhos de vibração como cortadores de grama ou moto.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
FATORES NÃO FÍSICOS:
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Urticária colinérgica – ocorre em situações de aumento da temperatura corporal como banho ou exercícios
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Urticária de contato – ocorre em contato com uma substância como borracha ou planta
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Urticária aquagênica – quando a urticária aparece nos locais que entram em contato com a água independente da temperatura.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Estima-se que 0,1 a 0,5% da população geral possua algum tipo de urticária induzida, sendo a mais prevalente a urticária dermográfica, seguida da colinérgica. Observa-se que a faixa etária mais comprometida está entre 20 e 40 anos. Em 80% dos casos temos associação de mais um de um tipo de urticária crônica induzida e a espontânea.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Continue acompanhando nossos posts para saber mais a respeito do diagnóstico e tratamento das urticárias crônicas!

Aguarde..