Por Dra. Janaina em 13/08/2020
Antialérgico engorda?

▫
A verdade é que alguns antialérgicos aumentam o apetite, portanto você pode ganhar peso. Agora, saiba quais...
▫
O antialérgico, também conhecido pelo nome de ANTI-HISTAMÍNICO, é aquele medicamento utilizado no tratamento de diversas reações alérgicas.
A histamina é um mediador dos sintomas de alergias, tais como: urticária, angioedema, rinite, asma e dermatites. Portanto, bloqueando a histamina haverá em muitos casos melhora de alguns dos sintomas.
▫
Entretanto, existem os ANTI-HISTAMÍNICOS ANTIGOS, chamados de primeira geração, que tem por função atravessar a barreira do cérebro, ou seja, causam alguns sintomas indesejáveis, tais como: sonolência, boca seca, retenção da urina (problema em crianças que aumenta a chance de infecções) e aumento do apetite. Alguns exemplos dos nomes genéricos são: hidroxizina, dexclorfeniramina, prometazina, cetotifeno.

Já os ANTI-HISTAMÍNICOS MAIS NOVOS, chamados de segunda geração, tem excelente ação bloqueando a histamina sem os efeitos colaterais acima. Alguns exemplos são: loratadina, cetirizina, levocetirizina, fexofenadina, ebastina, bilastina, epinastina, entre outros.

Portanto, para quem procura manter-se sem os efeitos colaterais indesejáveis, como o peso saudável, além de cuidar da alimentação e praticar atividades físicas, vale a pena sempre checar com o seu Alergista!
Isso não significa deixar de tomar um remédio que o médico indicou simplesmente porque ele pode engordar, ok?!