WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ALERGIA A NÍQUEL – COMO EVITAR!

É interminável a quantidade de objetos do dia a dia que contêm níquel. Isso porque ele tem vantagens, como resistência à corrosão, maleabilidade, dureza e propriedades eletrônicas. A lista inclui celulares, pilhas recarregáveis, talheres e bandejas de inox, maçanetas, moedas, CDs, instrumentos musicais, jóias, bijuterias e até mesmo alimentos.

Em contato direto com a pele, o níquel pode causar reação alérgica, chamada dermatite de contato. Ela pode acontecer tanto depois de exposição prolongada ao níquel ou logo no primeiro contato. Depois de desenvolver a alergia, você sempre será sensível ao níquel. O principal tratamento é evitar o contato!

O diagnóstico na maioria dos casos é clínico, porém se há dúvidas pode ser solicitado pelo especialista o teste de contato ou patch teste para confirmar a alergia.

Sintomas

  • Vermelhidão ou erupções;
  • Mancha na pele que se parece com uma queimadura solar;
  • Sensação de picada;
  • Formação de bolhas (em casos muito graves);
  • Prurido (coceira);
  • Distúrbios intestinais, como inchaço, diarreia, perda de peso ou ganho (em caso de ingestão);
  • Sintomas sistêmicos generalizados (cefaleia, fibromialgia, respiratórios).
  • Como Evitar Alergia a Metais
  • Usar utensílios, talheres, ferramentas com cabo plástico;
  • Preferir bijuterias de aço cirúrgico ou titânio. Lojas especializadas vendem jóias de fantasia e pulseiras de relógio sem níquel;
  • Encapar botões internos (comuns em calças jeans);
  • Usar panelas de teflon, ágata ou aço inoxidável;
  • Escolher óculos com aro de plástico;
  • No caso de jóias existe a possibilidade de passar uma resina protetora anti-alérgica;


Sempre que for ao médico ou ao dentista informe sua alergia.
alergia a níquel ALIMENTOS QUE CONTÉM NÍQUEL PODEM CAUSAR ALERGIAS O Níquel é um metal encontrado na maioria das bijuterias para dar brilho às peças, e um dos maiores causadores de alergia na pele, ou seja, dermatite de contato alérgica. A dermatite de contato é uma doença de pele inflamatória, caracterizada por muito prurido (coceira) e lesões avermelhadas e descamativas, causadas por agentes externos em contato com a pele.

Mas o níquel também está presente em alguns alimentos e a ingestão deles em pacientes sensibilizados pode causar reações alérgicas sistêmicas, como sintomas respiratórios, gastrointestinais, neurológicos e generalizados.

ALIMENTOS 

Frutas:
PERMITIDO: Pêssegos, peras, bananas, mirtilos, morangos e amoras são todos considerados frutas com baixo teor de níquel. Qualquer um desses exemplos pode ser ingerido fresco ou cozido, mas não processado.

EVITAR: Framboesa, abacaxi, figo, tâmara e ameixa. Maçã, tomate, laranja, toranja e outras frutas cítricas possuem pouco níquel, porém podem exacerbar os sintomas da alergia.

Vegetais:
PERMITIDO: A maioria dos vegetais. Os mais recomendados são pimentão, pepino, berinjela e crucíferos (repolho, couve flor, repolho chinês).

EVITAR: Vegetais verdes e folhosos, como o espinafre, a couve e alface, e legumes, especialmente feijão, lentilhas, ervilhas, broto de feijão e cenoura. Os vegetais podem estar frescos ou cozidos e produtos enlatados não são recomendados.

Laticínios:
PERMITIDOS: Todos os laticínios, como o leite, creme, queijo, manteiga e o iogurte.

EVITAR: Leite com achocolatado e iogurte de framboesa ou cítrico.

Grãos:
PERMITIDOS: O trigo refinado e a maioria dos produtos de milho, macarrão, arroz branco, cereal de milho e pão comum são todos alimentos com baixo teor de níquel.

EVITAR: Produtos integrais, trigo integral, farinhas multigrãos, aveia, cereais, arroz integral e sementes de flores, como a de girassol e gergelim.

Proteína Vegetal:
EVITAR: Nozes, castanhas, amendoim, sementes e proteína de soja.

Carne, Frango e Ovos:
PERMITIDOS: A maioria das proteínas animal contém baixo teor de níquel. Frango, peru, carne bovina e ovos são recomendados.

EVITAR: Crustáceos, como camarão e ostras, e salmão. Não coma carnes e peixes enlatados, como o atum.

Bebidas:
PERMITIDO: Café (com exceção dos que vêm em máquinas), refrigerantes e sucos de frutas com baixo teor de níquel.

EVITAR: Sucos cítricos e de maçã, bebidas com chocolate, chás, vinho e cerveja.O chocolate deve ser evitado.

Aguarde..