WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 21/08/2021
Urticária Induzida Pressão Tardia

As urticárias por pressão tardia estão entre as mais raras encontradas, elas ocorrem após a área ser submetida a uma pressão sustentada por cerca de 4 a 6 horas.
⁣⠀⠀⠀⁣
As lesões características costumam surgir entre 12 e 24h após a pressão ter sido realizada e podem durar até 72h. É interessante destacar que ela pode ocorrer associada também a Urticária Crônica Espontânea em cerca de 37 a 62% dos casos.
⁣⠀⠀⠀⁣
O teste de provocação realizado para a confirmação do diagnóstico visa simular uma pressão semelhante a causadora das lesões durante tempo suficiente para que elas surjam.
⁣⠀⠀⠀⁣
O teste é feito com o auxílio de alças com cerca de 3cm de largura, onde são apoiados os pesos. Um possui cerca de 4kg em recipiente tipo bolsas apoiada no antebraço e o outro é uma esfera de cerca de 1,5 de diâmetro apoiada sob a alça.
⁣⠀⠀⠀⁣
O tempo para a realização da leitura do teste é de entre 4h a 6h, o tempo médio em que as lesões costumam surgir naturalmente. Após o período, observa-se a presença de eritemas e angioedemas.
⁣⠀⠀⠀⁣
No que tange ao tratamento observa-se que quando feito com o auxílio de anti-histamínicos de primeira geração são necessárias o uso de doses superiores ao padrão. Além disso, observa-se que muitos pacientes tem se beneficiado das terapias biológicas com o omalizumabe, tendo controle quase que total do quadro sintomático.

Aguarde..