WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 21/08/2021
Urticária Induzida Colinérgica

As urticárias induzidas colinérgicas são caracterizadas pelo surgimento de lesões micropapulares associadas à elevação da temperatura corporal como por exemplo, na atividade física ou aplicação de calor em determinados local. As lesões também podem surgir decorrentes do estresse emocional.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
As lesões costumam ter cerca de 1 e 3 mm, sendo predominantes no tronco e membros superiores e costumam durar em torno de 15 a 60 minutos. Além delas, os pacientes relatam também sensação de queimação e formigamento nas regiões afetadas e podem surgir angioedemas associados (inchaços). O paciente pode apresentar somente a coceira ou prurido colinérgico.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Além da história clínica utiliza-se testes de provocação para confirmar o diagnóstico, são eles o “Teste da banheira” e o “Teste de exercício”
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Teste de Aquecimento Passivo
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Conhecido popularmente como Teste da banheira, consiste em realizar o aumento da temperatura corporal em 1º da linha de base com o paciente sentado em uma banheira aquecida a 42º C por cerca de 15minutos.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Teste de Ergonomia ou de Exercício
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Consiste na realização de atividade física em um aparelho que pode ser uma esteira ou bicicleta ergométrica de modo que a pulsação se eleve para 15 batimentos a cada 5 minutos, alcançando 90 batimentos por minuto acima do nível basal após 30 minutos de exercício.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Ambos os testes são considerados positivos para Urticária Induzida Colinérgica quando há o surgimento das pápulas características pela superfície da pele.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Lembrando que estes testes devem ser feitos pelo ALERGISTA em ambiente de emergência.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
No tratamento destaca-se como terapia primária o uso de anti-histamínicos de segunda geração e na terceira etapa o omalizumabe.

Aguarde..