WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 10/10/2020
Tipos de Urticária

As urticárias dividem-se em dois grupos principais, as agudas e crônicas. Enquanto as agudas duram cerca de 6 semanas, as crônicas podem estender-se e ultrapassar esse período.
⁣⠀⠀⠀
No grupo das crônicas, possuímos dois subtipos as induzidas e as espontâneas. As espontâneas correspondam a cerca de 60% dos casos de urticária, ela acontece quando não há um fator externo associado ao surgimento das lesões.
⁣⠀⠀⠀
No caso das induzidas, estão associadas a um fator desencadeante das lesões normalmente fatores físicos. Confira alguns dos mais comuns:
⁣⠀⠀⠀
Urticária ao frio: Desencadeada a partir do contato com vento, líquidos ou superfícies frias, as lesões surgem poucos minutos após o contato e podem evoluir para quadros mais graves a depender do grau;
Pressão tardia: Refere-se a pressão sobre a pele, pode ocorrer cerca de 4h a 8h após o estímulo, pode causar ardor e é uma das poucas que ultrapassa o período de 1h de lesão;
Dermografismo: Associada a fricção da pele, normalmente possuem formato de linhas e apresentam muita coceira;
Colinérgica: Acontece quando há um aumento da temperatura corporal como na prática de atividades físicas ou banho quente, apresenta vermelhidão e lesões pequenas;
De contato: Ocorre quando há contato com determinadas substâncias como produtos químicos, alimentos, plantas e outros.
⁣⠀⠀⠀
Outras urticárias mais raras podem acontecer como por contato a água ou pela vibração. É importante destacar que um mesmo paciente pode ter mais de um tipo de urticária associada, sendo uma espontânea e uma induzida ou mais de uma induzida.
⁣⠀⠀⠀
O diagnóstico correto do tipo de urticária é essencial para que o tratamento adequado seja realizado e ⁣as medidas preventivas tomadas!

Aguarde..