Por Dra. Janaina em 29/10/2019
WET-WRAP – VOCÊ SABE O QUE É?

Dermatite Atópica também conhecida como eczema atópico, é uma das doenças de pele mais comuns em crianças, podendo acometer adolescentes e adultos.

É definida como uma doença crônica recidivante da pele com erupções que coçam, descamam e apresentam crostas. Sua localização é variável de acordo com a idade, mas é muito comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos.

Os sintomas geralmente são tratados com hidratantes especiais e/ou agentes anti-inflamatórios, como o corticoide ou imunossupressor (dependendo da gravidade).

O que pouca gente sabe que o uso de terapia com bandagens úmidas (Wet-Wrap) – com ou sem corticosteroide tópico – pode ser recomendado para pacientes com Dermatite Atópica moderada a grave para diminuir a gravidade da doença e a perda de água durante as crises. Além de ajudar a criança a não coçar e ferir a pele.

São utilizadas faixas, toalhas ou pijamas úmidos para aumentar a potencia da hidratação da pele ou potencia do agente anti-inflamatório tópico. Quando indicado pelo médico, o paciente deve permanecer por tempo prolongado com o tecido úmido sobre a pele e outro seco por cima, semelhante a uma bandagem.

Essa técnica proporciona efeito hidratante prolongado e refrescante, também, aumenta a absorção dos medicamentos, reduz o eritema, a coceira, a escarificação, melhora o processo de cicatrização e ajuda a proteger a pele; melhorando o sono e o controle da doença.

Já existem no mercado roupas infantis específicas para o Wet-Wrap, assim como faixas que podem ser utilizadas.