WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 17/07/2021
Você está viciado em Vasoconstritor Nasal?

Você está no time daqueles que não vive sem aquelas gotinhas mágicas que te ajudam a respirar? Ou deixa um frasco de descongestionante em cada canto, no trabalho, no quarto, na sala... Então, você pode estar viciado em Vasoconstritor Nasal!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O vasoconstritor nasal trata-se de um medicamento tópico utilizado para alívio rápido da obstrução nasal, tanto no tratamento da rinite e rinossinusite. No entanto, o uso desses medicamentos após 7 a 10 dias pode gerar outros problemas como a dependência, rinite medicamentosa, destruição da mucosa nasal e até problemas cardíacos! Os componentes (genéricos) são nafazolina, oximetazolina, xilometazolina, fenoxazolina. Portanto, cuidado!!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O tratamento correto da rinite envolve:
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Terapia de prevenção de alérgenos: Profilaxia ambiental (capas anti-ácaros, não varrer a casa, entre outros) e a Imunoterapia alérgeno-específica (vacina para desenvolver tolerância ao que se tem alergia).
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Tratamento Local: Utilização de sprays nasais tanto para limpeza como solução salina diária, seguidos de corticosteroides nasais isolados (budesonida, mometasona, fluticasona...) ou associados com anti-histamínicos nasais (azelastina).
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Tratamento Sistêmico: Na maioria dos casos são indicados a curto prazo para tratamento da crise como anti-histamínicos orais de 2ª geração, anti-leucotrienos (montelucaste), corticoides orais, vasoconstritores orais (fenilefrina, pseudoefedrina).
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Com o auxílio do alergista é possível realizar o tratamento correto para a rinite e obter o verdadeiro alívio do quadro.

Aguarde..