WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 29/01/2021
Você conhece Fitodermatoses?

 

Dias de tempo aberto pedem atividades ao ar livre não é mesmo? Nesse período de muito contato com a natureza, observamos também apresentações de Fitodermatoses. O que é isso?


As Fitodermatoses são doenças de pele causadas por plantas cujas reações podem ocorrer através de diversos mecanismos alérgicos. Confira abaixo

Por trauma físico: Ocorrem por traumas da planta fazendo com que ela libere toxinas irritantes que em contato com a pele desencadeiam o processo inflamatório. É o caso de plantas com serrilhagem ou espinhos como a roseira.
Por ação farmacalógica: São as decorrentes da penetração na pele de substâncias farmacologicamente ativas como a urtiga, marmeleiros e canela do mato.
Mediadas por IgE: São as bem conhecidas pelos quadros de eczema e urticária de contato, onde a reação ocorre devido a reação com proteínas presentes na planta. Pode ocorrer com praticamente qualquer tipo de planta.
Por irritação: Acontece quando a planta possui substâncias irritantes ou cáusticas que em contato com a pele humana provocam irritação. É o caso da comigo-ninguém-pode e coroa-de-cristo.
Por ação conjunta com o sol: Também conhecidas como Fitofotodermatose, acontece quando a substância transferida pela planta para a pele, gera irritação após exposição solar. É o caso das frutas cítricas como o limão.

Por sensibilização: Acontece quando o indíviduo não apresenta reação ao primeiro contato com a substância presente na planta, mas ocorre a sensibilização. Desse modo, no contato seguinte com a mesma substância a reação acontece. É o caso do cajueiro e da aroeira.
Nem toda fitodermatose ocorre devido a exposição direta a planta, alimentos e cosméticos que contenham a substância alérgena também podem gerar reação ou sensibilização!

Aguarde..