Por Dra. Janaina em 28/05/2021
Vivo Doente! Por que??

Infecções de Repetição:  Muitos dos pacientes com otites, sinusites e amigdalites de repetição, ou que não respondem de forma satisfatória aos tratamentos habituais para essas infecções, apresentam como causa fatores anatômicos/funcionais locais que justificam o quadro infeccioso de repetição como: desvio de septo nasal, obstrução do complexo óstio-meatal, disfunção tubária, hipertrofia de amígdalas e adenoide, além de poder ter ALERGIA associado ou isoladamente.
Contudo, tais infecções podem ser manifestações de doenças sistêmicas, como imunodeficiências, fibrose cística, discinesia ciliar primária, entre outras, que requerem diagnóstico precoce e tratamento adequado a fim de evitar possíveis complicações. O médico imunologista avalia com muito cuidado estes sinais e sintomas buscando o diagnóstico correto e os diagnósticos diferenciais. As imunodeficiências primárias são doenças hereditárias com defeitos nos mecanismos de defesa do nosso organismo, o sistema imunológico, que frequentemente manifestam-se por infecções recorrentes, alergias e doenças autoimunes. Os principais órgãos acometidos são as vias aéreas, pele, trato gastrointestinal, mas pode acometer sistema neurológico, ósseo, endócrino e articular.

10 SINAIS DE ALERTA PARA IMUNODEFICIÊNCIAS PRIMÁRIAS:

1. Duas ou mais pneumonias no período de um ano;
2. Quatro ou mais novas otites no período de um ano;
3. Abscessos cutâneos ou ectimas recorrentes;
4. Estomatite de repetição ou Monilíase oral persistente por mais de dois meses;
5. Um episódio de infecção sistêmica grave (sepse, meningite, osteomielite);
6. Asma grave, doença de colágeno ou doença autoimune;
7. Infecções intestinais de repetição / diarreia crônica;
8. Efeito adverso à vacina de BCG e/ou infecção por micobactéria;
9. Fenótipo clínico sugestivo de síndrome associada à imunodeficiência
10. História familiar de imunodeficiência.

Caso apresente os sinais acima agende uma consulta com um alergista imunologista para esclarecimento do diagnóstico.