WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 14/05/2021
Vacinação do Covid-19 x Pacientes Alérgicos

Com a vacinação dos grupos de risco, incluindo os portadores de imunodeficiências e problemas respiratórios graves, tem surgido diversas dúvidas a respeito da vacina. Assim, hoje vamos esclarecer algumas dúvidas a respeito.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Primeiro é importante deixar claro que não há estudos feitos diretamente com indivíduos pertencentes aos grupos citados. Os fatos e conclusões são baseados em efeitos adversos apresentados por pacientes desses grupos, sendo assim as informações podem constantemente ser atualizadas à medida que novos dados são registrados.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Considerando os efeitos adversos apresentados, as vacinas seguem contraindicadas apenas para pacientes que tiveram reação alérgica a primeira dose ou possuem histórico de reação alérgica a um ou mais componentes da vacina.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
No caso de pacientes com EII (Erros Inatos da Imunidade) há uma contraindicação para vacinas feitas com vírus vivo, o que não é o caso das vacinas contra a Covid-19. Assim elas podem ser aplicadas com segurança nesses pacientes, inclusive esses pacientes são considerados como grupo prioritário para vacinar antes.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
No caso das doenças respiratórias graves na alergia, em especial para os pacientes com asma, estão incluídos APENAS os portadores de asma GRAVE em uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Caso tenha mais dúvidas específicas ao seu caso, converse com o seu médico a respeito!

Aguarde..