WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 05/01/2021
Vacina Covid-19 e reações imunológicas

A corrida pela vacina está cada vez mais próxima da linha de chegada. Com o início da vacinação em diversos países, alguns dos indivíduos vacinados apresentaram reações adversas, despertando assim preocupação acerca das reações alérgicas associadas a vacina.
⁣⠀⠀⠀
 Diante disso, é importante lembrar que qualquer vacina pode apresentar reações adversas, mesmo as consideradas “leves”. Essas reações podem variar entre sintomas cutâneos, respiratórios e em raros casos a anafilaxia, que é a forma mais grave.
⁣⠀⠀⠀
Outro ponto a ser considerado é que as reações imunoalérgicas estão ligadas a um antígeno-específico. Desse modo, é necessário investigação para identificar o que desencadeou a reação no paciente. Ela pode estar relacionada a utensílios usados para a vacinação, como no caso da alergia ao látex ou a componentes da própria vacina, como proteínas carregadoras.
⁣⠀⠀⠀
 No caso de pacientes com histórico de alergia, recomenda-se que receba a vacina em ambiente controlado e pronto para atender em caso de emergência. Além disso, visto que se tratam de diversas vacinas, é importante analisar os componentes presentes em cada uma e definir qual a que apresenta menor risco individual.
⁣⠀⠀⠀
 O mais importante é lembrar que os benefícios atribuídos a vacinação são maiores, do que a possibilidade de reações adversas!

Aguarde..