WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 13/08/2020
Vacina contra Gripe para alérgicos a Ovo

A vacina contra gripe é um instrumento eficaz na redução da circulação do vírus Influenza entre a população, especialmente no início do outono. Agora, diante da pandemia de Coronavírus, é de suma importância o controle de qualquer outra infecção respiratória, por isso, evitar de ter uma gripe por H1N1 é muito importante pela própria doença e também para não confundir os sintomas com o Sars-Cov-2, que são parecidos.
▫
Mas, uma dúvida que sempre surge nessas horas é: E pacientes com alergia ao ovo podem tomar a vacina da gripe? SIM!!
▫
Nos últimos anos, tivemos avanços que permitiram reduzir substancialmente a quantidade de ovo utilizada na produção das doses da vacina de influenza.
▫
O próprio Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia, atualizou suas diretrizes e liberou a vacina contra a gripe para pessoas alérgicas ao ovo. Esses pacientes podem e DEVEM ser imunizados contra a gripe.
▫
Em pessoas alérgicas ou não, a vacina eventualmente pode provocar dor e vermelhidão no local da aplicação, incômodos no corpo e febre baixa. Esses sinais são leves e costumam desaparecer após dois ou três dias. Caso persistam ou fiquem mais fortes, deve ser procurar assistência médica.
▫
Existe ainda o mito de que a vacina pode causar gripe. Não é verdade!
O imunizante é feito a partir de moléculas inativadas do vírus, incapazes de desencadear qualquer mal ao nosso organismo.
▫
O que pode acontecer é que, como existe uma janela de até 15 dias entre a imunização e a sua eficácia total, nesse meio tempo você pode já ter sido infectado pelo influenza. Sem contar que há outros agentes infecciosos por trás do resfriado comum que atacam as vias respiratórias e com sintomas semelhantes, inclusive o Covid-19.

Aguarde..