WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
URTICÁRIA DE PRESSÃO TARDIA

A Urticária de Pressão Tardia é um tipo de urticária física, caracterizada pelo aparecimento de edema (inchaço) profundo, doloroso, eritematoso, ocorrendo de 30 minutos a 9 horas após um estímulo de pressão ou peso, com duração de 12 a 72 horas.

Pode ocorrer nos pés, pelo ato de ficar em pé por muito tempo ou usar sapatos fechados e apertados; na cintura, ao usar roupas com cós apertado; nas nádegas, pelo estímulo de ficar sentado por muito tempo; nos braços ao carregar sacolas ou ainda nas palmas das mãos, pela pressão exercida em determinados trabalhos.

Além do aparecimento tardio da lesão, podem surgir grandes placas elevadas, ligeiramente mais endurecidas que nos outros tipos de urticária, que podem doer ou queimar mais do que coçar e que aparecem somente nas áreas submetidas a pressão.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito por anamnese minuciosa, exame físico e aplicação teste com peso por 10 minutos e observado se apresenta edema ou urticária tardiamente.

É muito comum esse tipo de urticária estar associado a outros, principalmente à urticária crônica espontânea ou dermográfica.

Apesar de diminuir muito a qualidade de vida pelas limitações que ela impõe a atividades cotidianas, esta doença tem controle.

Aguarde..