WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 17/02/2021
Urticária Crônica!

Apesar de todas serem lesões que acontecem a pele e são associadas a alergias, a Dermatite Atópica, Urticária Crônica e Angioedema são doenças com mecanismos e tipos de lesões bem diferentes. Entenda melhor:

A dermatite atópica está ligada a um quadro multifatorial que envolve hipersensibilidade a anticorpos IgE, alterações da barreira cutânea e mecanismos imunológicos.  A lesão característica é um eczema, como uma grosseira avermelhada descamativa que coça e pode sangrar e infectar.

Já a urticária crônica tem um lesão como picada de pernilongo, avermelhada, elevada, pruriginosa, que aparece e desaparece sem deixar lesão residual. Pode apresentar-se tanto de forma induzida quando associada a desencadeantes externos (valor, frio, pressão), quanto espontânea quando ligada a mecanismos autoimunes.

O angioedema, no entanto, trata-se de uma manifestação de alergia que costuma vir associada a urticária em 2/3 dos casos. Geralmente acomete tecido mole como mãos, pés, boca, orelha, pálpebras. A lesão demora em torno de 24 a 48 horas para desaparecer.  

Caso manifeste lesões e sintomas de um dos 3 quadros, busque um alergista para o diagnóstico apropriado e tratamento de controle!

Aguarde..