Por Dra. Janaina em 20/07/2021
Tratamento para Rinossinusite Crônica

O PRIMEIRO PASSO no tratamento da Rinossinusite (RSC) consiste em deixar o “encanamento” livre de secreção e sujeiras, portanto, para isso, indica-se a higiene nasal e não somente a hidratação das narinas. Sabe a diferença?
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Hidratar o nariz pode ser com aqueles soros fisiológicos convencionais em spray ou pequenos flaconetes sem pressão, eles NÃO TRATAM o paciente com RSC! O ideal é um sistema COM PRESSÃO, como soros fisiológicos com JATO CONTÍNUO, lavagens nasais com SERINGA ou lavagens com dispositivos semelhantes a uma “mamadeira” de alto fluxo.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Claro que se você é alérgico a identificação de agentes que causem alergia e evitar exposição a eles é um passo fundamental!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
O SEGUNDO PASSO são os tratamentos medicamentosos como:
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Medicações Nasais: Corticosteroides nasais são indicados para reduzir tanto os sintomas irritativos de coceira e espirros, mas seu alvo está na melhora dos sintomas obstrutivos (congestão). Lembrando que esses medicamentos não são de uso esporádico, mas sim CONTÍNUO por um tempo. Dentre as substâncias aprovadas estão a mometasona, budesonida, fluticasona, triancinolona e ciclesonida. Outro tipo de medicação nasal que pode ser associada são os anti-histamínicos nasais como a azelastina.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Medicamentos Orais: Neste campo temos várias opções desde controle dos sintomas de prurido e coriza como anti-histamínicos orais, medicamentos descongestionantes orais para uso limitado por no máximo 7-10 dias e medicações para tratamento de quadros de sinusite de repetição como lisados bacterianos. Não podemos esquecer também da imunoterapia alérgeno-específica nos pacientes alérgicos!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Medicações Injetáveis: Uma novidade no tratamento da RSC com pólipo nasal, perfil de inflamação tipo 2, são os imunobiológicos como o Dupilumabe e Omalizumabe! Tratamento muito interessante retornando o olfato de muitos pacientes e redução da inflamação.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Tratamentos Cirúrgicos: Aqui o campo é com o otorrino e varia desde uma cirurgia endoscópica nasal com retirada de cornetos e ampliação dos seios nasais como também o uso de implantes de seio bioabsorvíveis.
A linha de tratamento escolhida dependerá do grau da inflamação e qual terapia oferecerá melhor resposta no caso. Procure seu alergista e comece já seu tratamento.