Por Dra. Janaina em 17/03/2021
Tratamento para Candidíase de Repetição?

A Candidíase Vaginal de Repetição é uma infecção, cujos principais sintomas são coceira e corrimento vaginal de aparência branca e granulosa, ardência durante micção, dor durante a relação sexual além de vermelhidão e fissuras vaginais.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
É caracterizada por, no mínimo, quatro episódios no período de 1 ano, e pode ocorrer por diversos fatores, entre eles, deficiência imunológica e até mesmo hipersensibilidade ao fungo da candida.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
A maioria dos casos é tratada a partir de medicamentos antifúngicos e cremes vaginais, no entanto essa linha de tratamento apenas sana a infecção local e não age evitando próximos quadros infecciosos.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
É nesse momento que o Imunologista pode ajudar, primeiro na investigação da imunidade e também na investigação de alergia ao fungo. Se a alergia é confirmada um tratamento promissor é a imunoterapia. A partir dela é possível realizar o tratamento com vacinas específicas para Candida, fazendo com que o sistema imunológico da mulher esteja mais fortalecido para agir contra a infecção.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Em muitos casos, mulheres que realizam a imunoterapia específica para candidíase nem mesmo voltam a apresentar o quadro, enquanto outros sentem uma redução expressiva na frequência das crises.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Para isso é necessário que além do acompanhamento com o ginecologista, a mulher busque a consulta com o imunologista para que exames específicos sejam realizados e a imunoterapia iniciada.