Por Dra. Janaina em 02/06/2021
Tosse persistente - atenção e cuidados

TOSSE PERSISTENTE– EXIGE ATENÇÃO E CUIDADOS

Seja ela crônica ou aguda, o sintoma é incomodo, atinge todas as idades e precisa ser levada a sério.  A tosse sempre é prejudicial?
A tosse é um reflexo natural do corpo para eliminar secreções e qualquer irritação do pulmão ou das vias aéreas superiores, como a secreção que escorre atrás do nariz para a retrofaringe. O tipo da tosse, quantidade e cor da secreção, assim como o tempo que a pessoa está tossindo, determinam se a tosse é de origem infecciosa como uma virose ou alérgica como no caso da rinossinusite ou asma. É normal tossir ocasionalmente. Mas a tosse persistente ou acompanhada de catarro ou sangue não é normal!  O médico classifica a tosse, por sua duração, em:  Aguda – Quando dura menos que três semanas e, em geral, é consequência de resfriados.  Subaguda – Dura de três a oito semanas, em geral. Também é consequência de viroses, mas necessita de supervisão médica em busca de complicações.​  Crônica – Quando dura mais do que oito semanas e necessita de investigação médica.  Causas:

No caso da tosse crônica, as causas mais comuns são:  Gotejamento nasal posterior: é caracterizado por secreções nasais que escorrem para a parte posterior da garganta, inflamando-a e desencadeando o sintoma sempre que a pessoa deita. Pode ser causada por infecções virais, bacterianas ou fúngicas. Alérgicas: Na rinossinusite, o gotejamento nasal posterior pode estar presente e causar por consequência a tosse. Já na asma, em alguns casos a tosse pode ser a única manifestação da doença, tipicamente conhecida pelo chiado e pela falta de ar.  Refluxo gastroesofágico: quando ocorre o retorno do ácido estomacal para o esôfago e, em alguns casos, garganta, uma irritação se instala e a tosse acontece.  Outras causas: irritação da poluição (interna ou externa); remédios para pressão alta (inibidores da enzima conversora de angiotensina – IECA); doenças pulmonares como tuberculose e enfisema pulmonar, etc.  O fumante acredita que é normal tossir. Entretanto, a tosse é um sintoma que deve ser investigado.