WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/05/2021
TESTES DE PROVOCAÇÃO - QUANDO REALIZAR?

 

 Os testes de provocação, são testes padrão ouro para confirmar com toda certeza o diagnóstico de alergias ou para excluir suspeitas pouco prováveis. Consiste na exposição, sempre sob supervisão médica, a uma substância à qual é possivelmente alérgico. INDICAÇÕES:
Quando há dúvidas se o alimento ou medicamento causou a reação alérgica.
Permite testar opções alternativas de alimentos e medicamentos, avaliando se há reações cruzadas, para pacientes definidamente alérgicos. Sempre deve ser realizado em hospital ou consultório médico equipado para atendimento de urgência e emergência, por alergista/ alergologista treinado, em etapas progressivas e com avaliação constante do especialista antes e após cada etapa. Qualquer sinal de reação, o teste deve ser suspenso e tratado rapidamente para não evoluir para sintomas graves. TESTE DE PROVOCAÇÃO COM MEDICAMENTOS Em certas situações de reações de hipersensibilidade a medicamentos, nas quais não se conhece se foi o medicamento que causou a reação alérgica ou na segunda opção para detectar uma droga alternativa para quem é sabidamente alérgico, realiza-se um teste de provocação. O teste é realizado com doses crescentes do medicamento, por administração oral ou endovenosa, em intervalos planejados. Se o medicamento não causar reações imediatas ou tardias, o medicamento poderá ser liberado como tratamento seguro para o paciente. O risco envolvido com este tipo de teste inclui uma reação grave, potencialmente, até anafilaxia.  TESTE DE PROVOCAÇÃO ORAL COM ALIMENTOS
 Os testes de provocação oral são usados com bons resultados na pesquisa da alergia alimentar. Consistem em excluir previamente determinados alimentos e após um período de pausa realizar a ingestão de forma progressiva (retirada e re-exposição). Semelhante aos testes com medicamentos devem ser feitos em ambiente seguro e como especialista capacitado. .
Existem duas finalidades:
1- Liberação de um alimento que pode já ser tolerado ou
2- Confirmar a alergia (alimento pouco suspeito).  ATENÇÃO: Em todos os testes de provocação deve ser retirado o anti-alérgico 7 dias antes.

Aguarde..