WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina
TATUAGENS DE HENNA PODEM CAUSAR ALERGIAS E DERMATITES?

Todo ano no verão, vemos tanto adultos quanto crianças, fazendo as tatuagens temporárias de henna, sem saber que podem estar criando um grave problema de dermatite de contato e mesmo uma reação alérgica que poderá perdurar pela vida toda.

Henna natural, que raramente traz complicações, tem cor avermelhada ou mais alaranjada; mas a henna negra, que vem causando reações alérgicas pelo mundo contém parafenilenodiamina, uma substância usada para secar a tatuagem rapidamente, colori-la e melhorar sua definição.

A parafenilenodiamina, pode causar reações alérgicas graves e dermatites de contato; e tornar a pessoa sensível a vários produtos de uso regular.

A dermatite pode aparecer imediatamente ou dias após a aplicação, na área tatuada ou em outras partes do corpo.

A pele costuma ficar vermelha, a coceira é intensa e formam-se pequenas bolhas que se rompem ao coçar a área afetada, que às vezes fica seca e escamosa. Algumas reações graves exigem intervenção médica urgente ou até hospitalização.

O grande perigo é o desse contato inicial à parafenilenodiamina, é que ela está presente, embora em menor quantidade, em produtos como tintas capilares, roupas, sapatos, protetores solares e certos medicamentos, e esse contato pode tornar a pessoa sensível a essa substância para sempre.

O ideal é curtir férias e a praia sem riscos à saúde, portanto, o ideal é NÃO fazer tatuagens, sejam definitivas ou de henna, principalmente em crianças...

Mas, se realmente você optar por fazê-la, consulte antes um alergista/imunologista, esclareça dúvidas e peça orientações.

Aguarde..