WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 02/06/2021
Sintomas da Alergia ao Sol!

 

Agora entramos em um período de exposições solares mais frequentes, e muitas pessoas sofrem com fotodermatoses (dermatoses fotoalérgicas ou distúrbios fotoalérgicos), que provocadas por uma sensibilidade anormalmente elevada à luz. ▫
As causas são numerosas e variadas; e somente após avaliação do especialista, e por vezes certos exames complementares tais como a exploração fotobiológica, a histologia cutânea ou exames biológicos específicos, podem determina-la.

Os quadros podem ser desencadeados pela luz solar ou mesmo por fontes luminosas artificiais (lâmpadas domésticas, por exemplo).

São várias as doenças incluídas neste grupo: urticária solar; erupção polimorfa à luz, dermatite actínica (solar) crônica, hidroa vaciniforme, prurigo actínico (solar); algumas delas podem ser extremamente incapacitantes, pois exigem total falta de contato com a luz do sol para que seus sintomas não se manifestem.

 Os sintomas de alergia ao sol podem variar de pessoa para pessoa ou quanto ao tipo, entretanto os sinais mais comuns são:

  •  Manchas vermelhas na pele;
  •  Bolhas ou pintinhas vermelhas na pele;
  •  Coceira em uma região da pele;
  •  Irritação e sensibilidade nas partes expostas ao sol;
  •  Sensação de queimação na pele.


É muito importante procurar o alergista/imunologista na presença dos sintomas e a fotoproteção é de suma importância no tratamento.

Portanto não esqueça de usar o protetor solar mesmo em ambientes fechados.

Consulte seu médico alergista/imunologista.

Aguarde..