Por Dra. Janaina em 02/06/2021
Rinossinusite - Sintomas e tempo de ação

A rinossinusite é o termo mais correto para sinusite, porque as membranas mucosas do nariz e dos seios da face são contínuas (unidas) e sujeitas aos mesmos processos de inflamação. Portanto, tudo começa no nariz com a rinite descompensada.

Pode ser aguda, causada geralmente por bactérias ou vírus, ou crônica, que possui vários fatores causais como infecciosos, medicamentosos, alérgicos e a classificação varia entre os pacientes. Entre os principais sintomas estão a tosse cheia que piora quando deita, obstrução e secreção nasal (coriza), alterações do olfato (desde a redução do cheiro até a perda completa do olfato), sensação de cheiro ruim ou podre e dor de cabeça em peso.

A rinossinusite na forma aguda, mais comum no inverno, não é recorrente e dura em torno de uma a duas semanas. Entretanto, os casos crônicos, comuns em qualquer estação, demoram mais tempo para passar. A melhora também é mais lenta nos pacientes alérgicos.

Rinossinusite Aguda
 Presença de dois ou mais sintomas, um dos quais deve ser bloqueio nasal / congestão / obstrução ou secreção nasal (anterior ou posterior), além de dor / pressão facial e / ou redução ou perda do olfato / tosse (dia e noite).

Rinossinusite Crônica
 Presença de dois ou mais sintomas que persistem por mais de 12 semanas, um dos quais deve ser bloqueio nasal / congestão / obstrução ou secreção nasal (anterior ou posterior), além de dor / pressão facial e / ou redução ou perda do olfato / tosse.

Rinossinusite bacteriana aguda
 Pelo menos três sintomas:

• Corrimento nasal descolorado e purulento
  • Dor localizada severa
  • Febre> 38 ° C
  • Taxa de sedimentação de eritrócitos elevada / proteína C reativa.

Acreditar no mito de que não há cura é resignar-se a conviver com a rinossinusite e seus sintomas e com o risco de doenças ainda mais graves.

Tratamentos existem, e, ainda que em poucos casos o problema não possa ser totalmente revertido, os benefícios para o paciente são muito expressivos. Procure seu alergista!!