Por Dra. Janaina em 12/03/2021
Rinite Gestacional

Observa-se que cerca de 30% das mulheres relatam quadro de rinite durante a gestação, mesmo não possuindo a doença antes da gestação. Conhece alguma gravidinha sofrendo com a rinite? Então já marca ela nesse post!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
A rinite na gestação está relacionada com o aumento dos níveis hormonais, especialmente a progesterona e o estrogênio. A progesterona age relaxando a musculatura dos vasos nasais, aumentando o volume sanguíneo na região, já o estrogênio age reduzindo a permeabilidade das fossas nasais.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Em outras palavras, esses dois hormônios citados fazem com que as narinas recebam mais sangue, produzam mais secreção e fiquem mais inchadas, ocasionando a obstrução nasal característica da rinite e com ela os demais sintomas – coriza, espirros, gotejamento...
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Mas e agora? Será que grávida pode toma antialérgico comum? Pode usar descongestionante nasal?
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Descongestionante nasal está proibido em qualquer tempo da gestação! No primeiro trimestre não se recomenda o uso de medicamentos, devido ao risco de alterações fetais, entretanto alguns medicamentos em casos moderados ou graves de rinite são permitidos com cautela. A principal medida a ser adotada é o controle de gatilhos e lavagem nasal com soro fisiológico.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Nos trimestres seguintes podem ser recomendados o uso de corticoides e anti-histamínicos específicos para gestantes a depender do quadro.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O tratamento e controle da rinite é essencial para evitar descontrole da asma ou evolução para sinusites, por exemplo. Ele deve ser feito em uma parceria entre o alergista e o obstetra.