WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
REAÇÕES CRUZADAS PODEM SER GRAVES

É muito comum as pessoas que convivem socialmente com alérgicos (amigos, familiares, colegas de trabalho), duvidem e achem exagero os cuidados que pacientes com alergias alimentares têm não só com o que consomem, mas também com possíveis traços dos alérgenos em outros alimentos.

Mas, para muitos pacientes esses cuidados NÃO SÃO EXAGEROS! 

alergia alimentar pode ser potencializada com as chamadas reações cruzadas entre alimentos. Isso acontece quando alimentos possuem as mesmas propriedades, mais especificamente, as mesmas cadeias proteicas.

Para se ter uma ideia, existem pessoas que tem reações apenas em tocar ou sentir o cheiro de um alimento!!! Por exemplo, o paciente alérgico a peixe ou camarão, pode ter uma reação alérgica grave comendo batatas se forem fritas no mesmo óleo.

Outro exemplo de reação cruzada é quando a pessoa tem alergia ao camarão; se entrar em contato com grande quantidade de pó doméstico que contenha restos de barata ou ácaros pode ter uma reação alérgica, por apresentarem a mesma proteína em comum, a tropomiosina.

Ou seja, a contaminação cruzada é uma transferência de traços ou partículas de um alimento para o outro, diretamente ou indiretamente. Ela pode ocorrer de diversas formas durante a cadeia produtiva: no plantio, colheita, armazenamento, beneficiamento, industrialização, transporte bem como na área de manipulação de alimentos.

No caso do leite e da soja é um pouco diferente: eles impregnam por onde passam, por exemplo, utensílios, equipamentos.

Um exemplo muito comum no dia a dia: na padaria o paciente pede para fatiar presunto, sem saber que anteriormente foi fatiado um queijo. PRONTO! O presunto já está contaminado com a proteína do leite e a reação cruzada acontece nos pacientes mais sensíveis!

Alérgenos - Reação cruzada

Por isso, não importa o que pensem ou digam! Quem é alérgico deve tomar muito cuidado na hora de comer fora de casa ou comprar alimentos! Um mínimo "RASTRO" do alérgeno pode desencadear uma reação cruzada grave nos indivíduos mais sensibilizados!

Aguarde..