WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 04/12/2021
Reações cruzadas com Penicilina

Reação cruzada é quando o organismo reconhece uma substância de estrutura semelhante a diferentes medicamentos e faz uma reação exagerada de hipersensibilidade.

Quando falamos de antibióticos destacamos o grupo dos betalactâmicos como principais devido a seu vasto uso clínico. Ele é composto por subclasses como as famosas penicilinas e as cefalosporinas que possuem em comum em sua estrutura o anel betalactâmico.

Desse modo, não é de admirar que cerca de 2% dos pacientes que apresentam hipersensibilidade a penicilina, também apresentam a cefalosporinas de primeira geração.

Isso pode ser observado através do teste cutâneo realizado para o diagnóstico de alergia a penicilina e cefalosporina. Caso o teste cutâneo seja negativo, a cefalosporina pode ser utilizada com segurança, caso o teste com cefalosporina de primeira geração dê positivo, o ideal é evitá-la.

Caso já tenha apresentado reação alérgica a qualquer classe ou tipo de antibiótico, o ideal é buscar um alergista para que os devidos testes sejam realizados e o antibiótico correto seja receitado em outra necessidade!

Aguarde..