Por Dra. Janaina em 29/10/2019
QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR SUA URTICÁRIA CRÔNICA

Um passo importante para o tratamento da urticária crônica espontânea é o monitoramento da doença, considerando a gravidade dos sintomas e também seu impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Para padronizar essas métricas e ajudar tanto o médico quanto você paciente portador de urticária, existem questionários reconhecidos e utilizados internacionalmente, como por exemplo o UAS7, que nos direcionam sobre o controle da doença. Só lembrando que urticária crônica é aquela que dura mais que seis semanas!

Questionário de Atividade da Urticária (UAS – Urticaria Activity Score)

O Questionário de Atividade da Urticária (UAS) avalia a gravidade e o controle dos principais sintomas da urticária através de dois quesitos:

1. número de urticas (lesões avermelhadas e elevadas) e
  2. intensidade da coceira (prurido).

O número 7 se refere ao fato de que a análise é feita por 7 dias seguidos, mas pode ser feita diariamente se desejar, formando um UAS28.

O ideal é preencher sempre na semana anterior à consulta, e considerar a quantidade de urticas e intensidade da coceira das últimas 24 horas. No sétimo dia, os pontos serão somados e levados ao médico.

Veja a tabela no link abaixo para realizar em casa seu controle:

UAS7 – formulário individual

A avaliação diária da intensidade da urticária é útil tanto para o paciente quanto para o médico.

Na consulta, o médico analisará a pontuação final e assim terá um parâmetro objetivo para avaliar a melhora ou piora da sua urticária.

Atenção:

A urticária está controlada se o UAS7 for igual ou menor a 6!!

Esta ferramenta serve como um verdadeiro termômetro para avaliar o controle da sua urticária.