WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 08/12/2020
Qual a relação da alergia e do estresse?

Você sabia que as alergias possuem uma íntima relação com o estado emocional do indivíduo? É importante salientar que fatores emocionais NÃO são causas de alergias, mas podem ser gatilhos de quadros pré existentes.
⁣⠀⠀⠀
Com a aproximação do final do ano, não é incomum diversas pessoas apresentarem a Síndrome de Burnout. Trata-se de um distúrbio psíquico associado ao esgotamento mental e a extrema tensão emocional e estresse.
⁣⠀⠀⠀
Esse estado de estresse e ansiedade tende a provocar mudanças fisiológicas e ocasionarem a liberação de substâncias como histamina e leucotrienos, além de hormônios como a adrenalina e cortisol.
⁣⠀⠀⠀
Essas substâncias químicas desregulam o nosso sistema de defesa, fazendo com que os sintomas e crises alérgicas se exacerbem. Algumas das mais comuns são a asma, urticária crônica e dermatite atópica.
⁣⠀⠀⠀
Quando estamos estressados, ansiosos podemos descontrolar nossa respiração, dormir mal, coçar e ferir a pele, piorando as alergias.
⁣⠀⠀⠀
É importante que o tratamento para as alergias seja feito de forma multidisciplinar, incluindo o acompanhamento psicológico. Desse modo, o paciente consegue ter melhor controle emocional e melhor qualidade de vida.
⁣⠀⠀
E você? Tem se sentido exausto mentalmente nesse final de ano?

Aguarde..