Por Dra. Janaina em 25/05/2021
Qual a importância dos Medicamentos Imunobiológicos?

Utilizados desde a década de 80, os medicamentos biológicos hoje são o que há de mais moderno, inovador e complexo no tratamento de inúmeras doenças tais como diabetes, doenças inflamatórias intestinais, câncer e alergias.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Tratam-se de fármacos feitos a partir de células vivas como plantas e micro-organismos animais. Em sua maioria, são produzidos através de tecnologia chamada DNA recombinante, que modifica geneticamente uma célula para produzir uma proteína escolhida.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Esse processo permite que os medicamentos biológicos atuem em um aspecto da doença, sem comprometer todo o organismo. Dessa forma eles conseguem ser mais eficazes e seguros.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
No âmbito da alergia, destacam-se:
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Dupilumabe (Dupixent) -Utilizado no tratamento da Dermatite Atópica Grave para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos e também para pacientes maior de 12 anos com Asma Grave e recentemente para adultos com Rinossinusite Crônica com pólipo nasal.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Omalizumabe (Xolair) – Utilizado para tratamento de pacientes maiores que 12 anos com urticária crônica espontânea refratária, a doses quadruplicadas de anti-histaminicos e também para pacientes maiores de 6 anos com asma grave alérgica.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Benralizumabe (Fasenra) e Mepolizumabe (Nucala) -Indicados para asma grave eosinofilica.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
E muitos outros que estão chegando para revolucionar o tratamento de muitas doenças. Se você se encontra em alguma das indicações acima, não peça tempo e agende a consulta com seu alergista.