WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 07/11/2020
Qual a diferença entre o Prick Test e o Patch Test?

Os testes alérgicos são ferramentas essenciais no diagnóstico de alergia e identificação dos possíveis culpados ou desencadeantes. Dois dos principais realizados são o Prick-Teste e o Patch Teste, vamos entender a diferença e aplicação deles.
⁣⠀⠀⠀
O Prick-Teste é um teste na pele realizado para identificar alergias respiratórias como poeira (ácaro), pelos de animais, fungos, pólens, etc e alergias de insetos como pernilongo, alergias a medicamentos como os antibióticos e alergias alimentares como o ovo, leite, trigo, soja, frutos do mar, camarão, frutas, entre outros. No caso dos alimentos ainda temos a variação deste teste chamado prick-to-prick que utiliza o alimento in natura para realizar o teste com bons resultados.
⁣⠀⠀⠀
Como é feito o prick-teste? Sua realização é feita no antebraço ou na região superior do dorso, após a higiene local, uma leve fricção é feita na epiderme com o auxílio de uma lanceta em direção perpendicular (não fura nem sangra!). Daí então, a região é exposta a substância específica. O resultado é rápido e obtido em 20 minutos.
⁣⠀⠀⠀
Já o Patch Teste é realizado para o diagnóstico de dermatites de contato, atópica, em alguns casos de dermatite com piora por alimentos e eczemas por medicamentosas. A principal diferença é que este exame serve para detectar alergias TARDIAS.
⁣⠀⠀⠀
Como é feito o patch teste? O exame é feito com o auxílio de adesivos colocados nas costas do paciente contendo placas de alumínio e no centro de cada placa as substâncias da bateria específica. As placas são fixadas nas costas do paciente e ali permanecem por 48h, sem molhar. Após isso, as placas são retiradas e aguarda-se mais 48h para realizar a leitura, ainda sem molhar o dorso, visto que certas substâncias apresentam reação tardia.
⁣⠀⠀⠀
Os testes são seguros, normalmente indolores e realizados em ambiente controlado e equipado para emergências no Instituto de Alergia de Ribeirão Preto!

Aguarde..