WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 12/03/2022
Qual a diferença entre Imunoterapia e Imunobiológicos?

Nas alergias como um todo, temos como principal fator determinante os mecanismos imunológicos. A imunoglobulina IgE é a responsável do sistema imunológico por combater substâncias responsáveis por desencadear alergias no organismo.

 Desse modo, não é de admirar que os tratamentos com foco no sistema imunológico apresentem melhora significativa dos quadros alérgicos. Mas será que esses tratamentos agem de forma igual? Qual a diferença?

 Imunoterapia: Trata-se de um tratamento de dessensibilização, feito com vacinas específicas (injetáveis ou orais) para o paciente, visando reduzir sua sensibilidade ao alérgeno responsável por sua alergia. Ela é feita de forma gradativa, a medida que o paciente adquire tolerância ao alérgeno por 3 a 5 anos.

 Imunobiológicos: Trata-se de uma classe de medicamentos fabricados por biossíntese em microorganismos. São em geral anticorpos monoclonais que ligam especificamente as células mensageiras a seus receptores, modificando a forma como o corpo reage ao agente alérgeno, reduzindo assim a incidência de crises.

 Em termos simples, a imunoterapia faz com que os anticorpos criem tolerância ao alérgeno, e os imunobiológicos modificam a forma como as células recebem o alérgeno, reduzindo as reações.

 Qual a melhor terapia? A que melhor atende ao seu caso em específico. Cada paciente tem sua necessidade e o tratamento mais eficaz será aquele que atender a sua necessidade!

Aguarde..