WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 14/08/2020
Principais Dermatites de Contato - Níquel e Cobalto

Sulfato do Níquel ou Sulfato Niqueloso: Trata-se de um mineral metal de coloração branco prateado e com alta maleabilidade para misturar-se a outros metais. Pode ser encontrado em maquiagens, acessórios como cintos, bolsas, relógios, bijuterias, esmaltes, moedas, tintas e vernizes, utensílios de metal em geral ou que possuam metal em sua liga como ferramentas, instrumentos musicais, hastes de óculos e zíperes.
⁣⠀⠀⠀
Pode provocar dermatite tanto pelo contato direto do objeto com a pele e mais raramente pela dispersão do produto no ar. Uma minoria de pacientes pode desenvolver dermatite de contato sistêmica, cuja ingestão aumentada de alimentos ricos em níquel pode causar casos de eczema generalizado, como vinho tinto, cerveja, chocolate, alimentos integrais, entre outros. Se você tem reação de dermatite a esses alimentos consulte seu alergista.
⁣⠀⠀⠀
Cloreto de Cobalto: Trata-se de um metal raro, normalmente encontrado associado a outro metal, principalmente o níquel. Muito utilizado em ligas metálicas e para colorir utensílios, devido a emissão de sua luz azul.
⁣⠀⠀⠀
Também chamado de Dicloreto de Cobalto ou Cloreto Cobaltoso, é famoso pela reação cruzada com o níquel e o cromo, visto que são muito utilizados juntos. Sua reação pode acontecer no contato direto ou pela dispersão ao ar.
⁣⠀⠀⠀
Pode ser encontrado em adesivos, aditivos usados na agricultura, utensílios para casa como cerâmicas, porcelanas, vidros, azulejos, cimento, concreto e tijolos. Ligas metálicas como hastes de óculos, botões metálicos, graxas, detergentes, lubrificantes, corantes, objetos esmaltados ou envernizados, tatuagens e tintas para impressão.
⁣⠀⠀⠀
A identificação de alergia e sensibilização a ambos os compostos pode ser feita através do Patch Test.

Aguarde..