WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 31/03/2021
Principais alergias na Páscoa

Para a maioria das pessoas, a páscoa é uma alegre festa de sabores, onde o chocolate é a estrela e todos... adultos e crianças desejam um delicioso “ovo de páscoa”... Mas o que era pra ser uma ocasião doce e alegre pode parar no pronto socorro.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Isso porque os ovos de páscoa podem conter diversos ingredientes famosos nas alergias alimentares, começando pela própria proteína do leite dos chocolates, como também por seus recheios como amendoins, castanhas e nozes. Saindo dos doces, o almoço da Páscoa também pode conter perigos escondidos como os crustáceos e peixe.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Porque se preocupar nessa semana em especial? Acontece que muitos desses alimentos não são ingeridos no dia a dia comum da família e as primeiras reações podem ocorrer exatamente nessas ocasiões especiais. O perigo muitas vezes também pode estar oculto nos produtos caseiros.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Como então distinguir se a reação é alérgica ou é uma intolerância? As alergias podem variar de lesões na pele, como urticárias, inchaços nas mãos, lábios e língua, sintomas intestinais em casos mais graves pode ocorrer a anafilaxia (quando acontece em mais de um órgão).
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Já a intolerância manifesta-se através de sintomas gastrointestinais como vômito, diarreia e flatulências.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Em ambos os casos o ideal é suspender de imediato o alimento e buscar auxílio do especialista para diagnóstico correto.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
E se você já tem o diagnóstico de alergia alimentar, nada de beliscar os alimentos proibidos. Saúde em primeiro lugar!

Aguarde..