WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 20/06/2020
Prick Test e Prick-to-Prick

Os testes cutâneos de leitura imediata como o Prick Test e o Prick to Prick são os principais testes utilizados na prática diária da alergologia. Rápidos, práticos, de fácil leitura e confiáveis, eles são valiosos no diagnóstico da alergia alimentar.
⁣⠀⠀⠀
O teste é realizado na região do antebraço ou na região superior do dorso, após a higiene do local, é feita uma leve fricção da epiderme com o auxílio de uma lanceta em direção perpendicular. Daí então, a epiderme é exposta ao alimento em forma de extrato no caso do prick test ou in natura no prick-to-prick.
⁣⠀⠀⠀
Após a introdução do alérgeno, em poucos instantes é possível observar a reação da pele a substância, no entanto, a leitura só é realizada após 15min. O teste é considerado positivo quando surgem pápulas formadas na pele com diâmetro maior ou superior a 3mm.
⁣⠀⠀⠀
É importante salientar que o resultado positivo do teste indica que há uma SENSIBILIZAÇÃO àquela substância, não necessariamente um quadro de alergia ao alimento. O diagnóstico final é feito levando em consideração o resultado do teste em associação com o histórico clínico do paciente! Em alguns casos, é necessário realizar um teste de provocação com o alimento suspeito, sob supervisão do alergista, com protocolo específico, para confirmar o diagnóstico.

Aguarde..