WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 25/03/2021
Preciso fazer teste alérgico antes de fazer cirurgia?

Uma das perguntas mais frequentes no consultório de alergia é a respeito de risco de alergias em procedimentos cirúrgicos e exames. Como saber se tenho chance de ter algum tipo de alergia? É necessário realizar teste alérgico antes ou algum check-up de alergia?
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Infelizmente não é possível realizar um exame preventivo ou diagnóstico apenas de triagem para saber se há um maior risco de alergias em cirurgias ou procedimentos. Está questão depende diretamente da história clínica prévia do paciente. Se ele possui história prévia de reação alérgica no intra-operatório é recomendado a realização de investigação com alergista e testes alérgicos para a identificação dos possíveis agentes causadores.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Nesses casos podem ser realizados testes cutâneos (prick teste) com medicações, látex ou teste de provocação, para identificação do grau de sensibilidade e da possibilidade de reações durante o procedimento ou exame.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Este teste pode ser para investigar a causa, portanto um teste diagnóstico, ou pode ser para dar uma opção terapêutica para o procedimento, testando outros medicamentos.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
De todo o modo, a consulta com o alergista durante os exames pré-operatórios pode ser proveitosa para dar mais esclarecimentos e orientações ao paciente antes da cirurgia, no caso de pacientes que já tiveram reação alérgica prévia.

Aguarde..