WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 04/12/2021
Posso ter alergia ao medicamento sem apresentar sintomas na pele?

É possível sim! Isso porque a via de administração e as doses administradas fazem diferença quando falamos de alergia a medicamentos, assim não é incomum encontrar pacientes que possuem hipersensibilidade em apenas uma via de administração.

Contrariando expectativas, observa-se que há maior possibilidade de sensibilização em medicamentos tópicos do que orais. Isso porque os mecanismos associados diferem entre as vias de administração, fazendo com reações alérgicas cutâneas leves sejam mais comuns, apresentando sintomas comuns a dermatite de contato eczematosa alérgica e fotodermatites.

Um exemplo típico é a sensibilização a pomadas anti-alérgicas que causam fotodermatites.

Considerando ainda todos os grupos de alergia medicamentosa, a via de administração parenteral (vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica), mostram-se as mais imunogênicas, ou seja, podem causar mais alergia.

Em todo caso, é importante lembrar que a depender do nível de sensibilização, qualquer que seja a via ou dose pode desencadear uma reação alérgica. Assim, caso você já seja diagnosticado com uma alergia medicamentosa a certa substância, o ideal é evitá-la em qualquer via de administração!

Aguarde..