WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 12/03/2022
Por que o cosmético deu reação no verão?

Aquele item de maquiagem preferido de repente te deu alergia? Surgiu na praia, foi o acessório, o protetor?

 As dermatites de contato, são responsáveis por uma grande parcela de casos de alergias no verão, elas caracterizam-se pela vermelhidão, inchaço, coceira e podem causar uma descamação na pele.

 Isso deve-se aos componentes químicos contidos em maquiagens, desodorantes e protetores solares, que, ao entrar em contato com a pele, liberam substâncias que iniciam o processo alérgico, a própria transpiração do corpo facilita muito o surgimento do problema.

 A dermatite de contato causada por bijuteria também é frequente, pois o suor estimula o sulfato de níquel, componente desses produtos, que provoca eczemas, especialmente no pescoço e orelhas.

 Além disso, diversas substâncias são ativadas em contato com a luz solar fazendo com que produtos e acessórios já utilizados pelo indivíduo, comecem a manifestar reações quando estimulados pela radiação solar.

 Outro caso importante é dar atenção a validade dos produtos, especialmente aqueles utilizados de verão em verão. Os produtos passados da validade ou que não tiveram um armazenamento adequado, podem também manifestar as dermatites de contato.

 Caso observe uma reação alérgica ao utilizar acessórios ou cosméticos, interrompa o uso imediatamente e retire o produto/acessório, lavando o local.

 O teste de contato, também chamado de “patch test” é padrão ouro no diagnóstico dos prováveis agentes causais da dermatite de contato alérgica, evitando futuras reações.

Aguarde..