WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 12/03/2022
Por que iniciar tratamento para alergia na infância?

Nos últimos anos temos observado crescimento nos quadros alérgicos em crianças, além do surgimento cada vez mais cedo dos sintomas. Dentre as mais comuns estão a dermatite atópica, rinite alérgica, asma e alergias alimentares.

 Embora trate-se de um problema benigno, com baixíssima mortalidade, observa-se que a ausência do devido tratamento pode gerar impactos tanto físicos, quanto psicológicos na criança.

 No âmbito físico, observa-se a evolução do quadro alérgico (Marcha Atópica) e problemas no desenvolvimento, como por exemplo a fala, no caso de problemas respiratórios. Já no âmbito psicológico, as alergias interferem nas relações interpessoais e podem gerar quadros de ansiedade e depressão.

 É importante destacar que o tratamento não se resume a exclusão do agente alérgeno. Outras medidas de tratamento são necessárias como uso de medicações que reduzam a incidência de crises, dessensibilização, imunoterapia e até terapia biológica.

 O tratamento adequado só poderá ser indicado e ajustado com as consultas regulares da criança ao alergista, possibilitando que ele acompanhe a evolução e/ou regressão do quadro e indicado qual será o próximo passo.

 Não espere que as alergias regridam espontaneamente a medida que a criança cresce, busque qualidade de vida pra ela hoje!

Aguarde..