WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
PÁSCOA E A APLV

Para a maioria das pessoas, a páscoa é uma alegre festa de sabores, onde o chocolate é a estrela e todos... adultos e crianças desejam um delicioso “ovo de páscoa”...

Para os pais com crianças com APLV (Alergia a Proteína do Leite de Vaca), a páscoa, pode ser uma verdadeira agonia...

No mercado encontramos diversos tipos de chocolate: ao leite, branco, meio amargo e amargo. No entanto, todos eles apresentam a proteína do leite e tornam-se PERIGOSOS para as crianças com APLV. Entretanto, já é possível substituir o chocolate convencional por outras alternativas, veja as dicas:

ALFARROBA

Tem cara de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate. Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos da proteína do leite de vaca, glúten e açúcar, podendo ser consumidos inclusive por pacientes com APLV, com intolerância a lactose, doença celíaca e diabéticos. Além de não conter leite, ele não contém soja, ideal também para crianças com possível reação cruzada.

 SOJA

Indicado para crianças que podem consumir ou já consomem produtos à base de soja. Importante lembrar que boa parte das crianças que apresentam APLV também desenvolve alergia à proteína da soja (reação cruzada). Assim, converse com o pediatra ou alergista de seu filho para saber se é possível oferecer este tipo de chocolate ao seu pequeno.

LEIA O RÓTULO

Para saber se o chocolate é próprio para o consumo de alérgicos, fique sempre atento ao rótulo!! Analise minuciosamente os ingredientes e não a tabela nutricional, em caso de dúvidas, não pense duas vezes antes de acessar o SAC da empresa que fabrica o produto para esclarecer dúvidas a respeito da composição do produto.

Aguarde..