WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 21/03/2022
Paciente Alérgico precisa de medicamento a vida toda?

Um estudo publicado pela ASBAI identificou que cerca de 1 terço dos pacientes de Dermatite Atópica (D.A.) fazem uso contínuo de corticoide sistêmico (oral/ injetável). Além disso, cerca de 62% dos pacientes fazem uso de medicamentos sugeridos por terceiros e não indicados pelo alergista (automedicação)!

Isso é realmente necessário e indicado? Não!! 

Os corticoides sistêmicos (prednisona, dexametasona, hidrocortisona,...) devem ser usados em geral apenas em fases curtas do tratamento (5-7 dias) para reforçar a ação dos medicamentos tópicos em controlar os sintomas da crise como coceira e as lesões eczematosas. Em geral, seu uso é reservado a casos mais graves de D.A., devido aos efeitos adversos do uso prolongado.

Assim, eles não são indicados para uso contínuo. Isso quer dizer que o paciente de D.A. pode interromper o tratamento ao longo da vida? Não! 

O paciente com D.A. pode evoluir para remissão ou até espaçar as crises por anos, mantendo apenas a hidratação, esse é o objetivo!

Entretanto, tratamentos como imunobiológicos e a própria imunoterapia tem como objetivo reduzir a incidência de crises e a necessidade de medicamentos de controle, e só podem ser suspensos com orientação médica

O tratamento da D.A. envolve mais do que isso. Os cuidados contra gatilhos de alérgenos, uso diário de hidratantes, higiene ambiental e outros, devem permanecer independente da presença de crise.

E você? Tem utilizado medicamentos constantes para controlar as crises de D.A.? Então está na hora de ir ao alergista!

Aguarde..