WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 21/06/2021
O trabalho está piorando a sua Asma?

O Dia Nacional da Asma foi definido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de iniciar o inverno ressaltando a importância do controle e tratamento de pacientes asmáticos. Com isso em mente, hoje vamos falar de um tipo pouco conhecido: A Asma Ocupacional.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
A Asma Ocupacional trata-se de um quadro obstrutivo e de hiperreatividade das vias aéreas induzido ou agravado por agentes alérgenos presentes no local de trabalho. Basicamente, é quando sua alergia piora no trabalho e melhora nas férias, mas não é por conta do estresse hein...
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Estima-se que 1 em cada 10 adultos apresente o quadro que se mostra cada vez mais comum, diante do processo de industrialização e surgimento de novas substâncias.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Ela divide-se em duas categorias:
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
COM LATÊNCIA: é a mais comum e refere-se ao quadro após um período de exposição que varia de semanas até vários anos. Sua reação pode apresentar-se de forma imediata (poucos minutos após a exposição) ou tardia (até 6h após a exposição).
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
SEM LATÊNCIA: ocorre após a exposição a altas concentrações de gases, fumos ou substâncias químicas, em alguma ou várias ocasiões. Não há dados concretos a respeito do seu tempo de resposta após a exposição.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Em geral o tratamento consiste em primeiro IDENTIFICAR o alérgeno e se possível, COMPROVAR a piora da asma por causa do alérgeno, de TESTES ALÉRGICOS. Após realizamos o afastamento do agente alergênico com mudança de função ou de emprego a depender do caso. Em alguns casos, o uso de EPI, pode minimizar a exposição melhorando o quadro. Mas, nunca esquecer do tratamento de base da asma ou rinite que podem estar associadas.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Você conhece alguém que piora a alergia (rinite ou asma) no local de trabalho?

Aguarde..