WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 10/09/2021
O que preciso saber sobre imunidade?

Agora que estamos atravessando essa guerra em combate à covid-19, vemos de perto que a imunidade afeta a todos nós e é importantíssimo mantê-la em alta.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Quando falo sobre a imunidade dos mais idosos, me refiro a um parâmetro clínico diferente, pois o organismo, com o passar dos anos, é afetado em muitos aspectos, e o sistema imune sofre e muito com o peso da melhor idade. Vale ressaltar que é um processo comum e natural.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Trata-se de um processo chamado de imunosenescência (alterações no sistema imunológico que ocorrem com o envelhecimento), o efeito cumulativo do envelhecimento na função imune, afeta praticamente todas as linhagens celulares do sistema imunológico e resulta em alterações nas diversas respostas imunes inatas, aumentando a incidência de distúrbios autoimunes.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
A imunosenescência tem sérias consequências clínicas em adultos mais velhos, com risco aumentado de mortalidade por doenças infecciosas. Por exemplo, desenvolvem mais frequentemente infecção por tuberculose de reativação e vírus da varicela zoster do que adultos jovens. O envelhecimento do sistema imunológico também contribui para respostas prejudicadas às vacinas contra influenza e outros patógenos.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Como grupo mais vulnerável a força da covid-19, os idosos precisam estar bem atentos as doses de reforço disponibilizadas, não pulando nenhuma. A ASBAI, Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, recomenda a vacinação da 3ª dose contra o coronavírus.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Além disso, é importante que as demais vacinas indicadas para idosos também sejam levadas em consideração. Arraste a imagem para o lado e confira o calendário de vacinação indicado para o idoso.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Tem parentes idosos na família? Salva esse post e o ajude a conferir se todas as vacinas estão em dia. Com imunidade não se brinca!

Aguarde..