Por Dra. Janaina em 13/08/2020
O que pacientes com Asma precisam saber sobre Covid-19

O atual surto de doença viral causada pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), tem gerado preocupação e dúvidas nos pacientes asmáticos, especialmente em relação à continuidade ou não do tratamento.
▫
Pacientes com asma não são mais propensos a adquirir a infecção por coronavírus, porém são mais propensos a desenvolver complicações, se infectados pelo novo coronavírus.
▫
O tratamento da asma deve ser mantido em vigência de infecções virais já que elas são causas frequentes de crises de asma. O controle adequado dos sintomas limita os riscos de um ataque inflamatório de asma em caso de infecção viral.
▫
Como sabemos a combinação de vírus e asma é perigosa, desde sempre, por isso, os asmáticos são solicitados a tomar uma vacina contra a gripe todos os anos. Embora a vacina contra a gripe não seja eficaz contra 2019-nCoV, é altamente recomendável para proteger sua saúde.
A campanha contra o influenza foi antecipada este ano para dia 23/03 (segunda-feira), em todo território nacional.
▫
No entanto, pode haver exceções. A interrupção do tratamento deve ser avaliada individualmente. Pacientes em uso de biológicos que apresentam asma grave devem ser monitorados cuidadosamente, além de tomar todas as medidas preventivas contra o contágio.
▫
O uso de nebulizadores deve ser feito com restrições, pois, os reservatórios de nebulizadores são potenciais fontes de contaminação, por isso, deverão utilizar seus dispositivos inalatórios, em aerossol dosimetrado ou inalador de pó, de forma individual, ⚠ SEM COMPARTILHAMENTO. O uso de nebulizadores em serviços de urgência deve ser evitado!!