Por Dra. Janaina em 11/05/2021
O que mudou no que sabemos sobre a Covid-19?

Identificada originalmente em dezembro de 2019, a Covid-19 chegou surpreendendo a muitos por seu alto índice de contaminação, gravidade e mortalidade associada.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Apesar de muitas perguntas terem ganhado respostas no último ano, o fato de hoje já termos vacina para a covid-19 comprova isso, muitas outras perguntas seguem surgindo. Vamos entender um pouco mais a respeito!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Quem já teve pode se reinfectar? Sim! Isso se deve por dois motivos base.
1- Nem todos que já foram infectados receberam carga viral suficiente para que o corpo desenvolvesse imunidade contra a doença.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
2- O vírus possui um alto poder de mutações, então é possível reinfectar-se a partir de uma nova variante dele.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Quem se reinfecta ainda pode transmitir? Sim! Isso depende da carga viral recebida na reinfecção. Em muitos casos foi observado uma carga viral baixa, fazendo com que não houvesse transmissão, porém o risco de transmissão existe.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
A vacina protege contra todas as mutações e possíveis cepas da doença? Depende. Vacinas como a CoronaVac feitas com vírus inativado, há um repertório maior de antígenos que pode sim oferecer proteção contra diversas mutações.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
No caso de vacinas feitas com vetores virais como a AstraZeneca seria necessário fazer ajustes na vacina para atender a vetores de outras mutações.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
À medida que novas perguntas surgem, novos estudos os acompanham e sempre traremos atualizações a respeito! E vocês? Tem outras dúvidas ainda não respondidas?