Por Dra. Janaina em 29/10/2019
O QUE É CONJUNTIVITE ALÉRGICA

A conjuntivite é a doença ocular causada pela inflamação e/ou infecção da conjuntiva, a fina membrana que recobre parte dos nossos olhos. Os principais sintomas são: olhos vermelhos que podem coçar muito, dor e lacrimejamento.

Há quatro formas de conjuntivite alérgica

• Sazonal: geralmente associada à rinite ou asma, a mais comum.
  • Ceratoconjuntivite atópica: associada à dermatite atópica.
  • Conjuntivite primaveril.
  • Conjuntivite papilar gigante: geralmente associada ao uso de lentes de contato.

CAUSAS

Na conjuntivite alérgica estão envolvidos os mesmos agentes que causam ou pioram a rinite alérgica - os alérgenos que estão no ar (aeroalérgenos), como a poeira domiciliar, o pólen de árvores e gramas, pelos de animais, esporos de mofo, baratas, partículas de látex e mais raramente alguns alérgenos alimentares.

Na conjuntivite alérgica de contato são importantes os alérgenos de plantas, medicamentos, cosméticos, látex e conservantes de formulações oftálmicas (cloreto de benzalcônio e timerosal).

SINTOMAS MAIS FREQUENTES, em um ou ambos os olhos:

• Sensação de areia;
  • Sensação de picadas, coceira ou ardor;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Secreção, geralmente clara;
  • Pálpebras inflamadas ou inchadas;
  • Olho vermelho;
  • Aumento da sensibilidade à luz.

Os TESTES ALÉRGICOS ajudam a identificar os fatores que desencadeiam a alergia e orientam no tratamento. Existem colírios e medicamentos orais para tratar os sintomas da alergia ocular. O uso de colírios resfriados (mantidos na geladeira) ou mesmo soro fisiológico gelado pode reduzir a sensação de coceira nos olhos.

TRATAMENTO COM VACINAS (imunoterapia) podem ajudar no processo de cura e sensibilização, tornando o paciente tolerante ao que ele é alérgico!

IMPORTANTE: qualquer medicamento e ou tratamento deve ser prescrito pelo alergista ou oftalmologista. NUNCA use medicamento por conta própria, sem prescrição médica.