WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 19/09/2020
O que é Alergia a medicamentos?

A alergia a medicamentos ou comumente chamada de Alergia a Drogas, trata-se de qualquer reação adversa ou efeito não terapêutico ocasionado por fármacos utilizados para prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças. Essas reações adversas dividem-se em dois grupos principais.
⁣⠀⠀⠀
 As previsíveis, também chamadas de efeito colateral, são aquelas já esperadas e que podem ocorrer a qualquer pessoa como dores de cabeça, sonolência e desconforto abdominal.
⁣⠀⠀⠀
 Já as imprevisíveis são aquelas relacionadas a suscetibilidade individual, normalmente caracterizadas pela hipersensibilidade a certas substâncias. O quadro clínico das imprevisíveis apresentam-se conforme o mecanismo que produz os efeitos.
⁣⠀⠀⠀
 Tipo I - Anafilático: Provocada por IgE, mastócitos e basófilos. Apresenta urticária, angioedema, anafilaxia e broncoespasmo.
 Tipo II – Citotoxidade: Provocada por IgM, IgG, complemento e fagocitose. Apresenta-se como nefrites, citopenias, pneumonites.
 Tipo III – Complexos imunes: Provocada por IgG, IgM, complemento e fagocitose. Apresenta doença do soro, febre, urticária, globomerulonefrites, vasculopatias.
 Tipo IV - Hipersensibilidade tardia: Provocada pelos linfócitos T, citocinas, células mononucleares.
⁣⠀⠀⠀
 Dentre essas, as manifestações mais comuns são as urticárias (manchas vermelhas elevadas), angioedemas (inchaços), erupções morbiliformes, eritemas fixos, eritemas multiformes e anafilaxia.
⁣⠀⠀⠀
 O diagnóstico é feito através da suspeita gerada pelos sintomas reprodutíveis após ingestão da droga e em alguns casos, testes cutâneos ou testes de provocação.
⁣⠀⠀⠀
 Nessa série, analisaremos alguns dos principais grupos de medicamentos responsáveis por alergia. Ative as notificações da página e não perca!

Aguarde..