WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 07/07/2021
Nem toda a Rinite é Alérgica!!

A rinite trata-se de uma inflamação da mucosa nasal caracterizada por sintomas irritativos como coriza clara, espirros, coceira no nariz e também nos olhos, ouvidos, céu da boca e garganta e também por sintomas obstrutivos como obstrução nasal, roncos, respiração bucal e apneia.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O tipo de rinite mais conhecido e popular é a Rinite Alérgica, desencadeada por alérgenos como pólens de árvores, ácaros (poeira), pelos de animais e que pode ser agravada por agentes irritativos como cheiros fortes ou mudança de tempo.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
É importante destacar que ela não é o único tipo e eles variam principalmente conforme o mecanismo de resposta do organismo e os agentes desencadeadores. Por exemplo a Rinite Vasomotora é causada por vasos sanguíneos excessivos ou super sensíveis na membrana nasal, no entanto seus agentes desencadeadores como os cheiros fortes ou umidade e diferenças de temperatura também agravam o quadro da Rinite Alérgica. Outro tipo muito comum e prejudicial é a rinite medicamentosa por conta de dependência a vasoconstritores nasais, cuidado!!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Apesar de tratar-se de uma doença benigna, se a rinite não é tratada pode tornar-se crônica, aumentar a predisposição a outras doenças respiratórias como as rinossinusites, além de prejudicar o dia a dia do paciente, o sono, a produtividade, raciocínio, e gerar agravamento de outras doenças crônicas com hipertensão e obesidade.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O diagnóstico é feito através da história clínica detalhada, exame físico e testes alérgicos que auxiliar na confirmação da sensibilidade a determinadas substâncias alergênicas em nosso meio.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Se você acha que está dormindo mal por conta da rinite ou que não consegue fazer seus exercícios ou está tendo uma má qualidade de vida, invista na tratamento da sua rinite com o alergista!

Aguarde..