WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 18/01/2022
Manchas roxas e avermelhadas após consumir medicamentos

Já observou manchas semelhantes a essa da imagem após tomar um medicamento? As manifestações cutâneas são as principais formas de reação a alergia a medicamento, uma delas é o Eritema Pigmentar Fixo, nome dado a essa mancha mostrada acima.

A mancha é caracterizada pelo que chamamos de lesão macular de coloração eritemato-arroxeada, geralmente arredondada, com bordas bem definidas, medindo alguns centímetros de diâmetro. Podem ser purpúricas, urticada ou bolhosa nos quadros mais graves, além de apresentarem prurido (coceira) e sensação de queimação.

Seu mecanismo de ação não é totalmente estabelecido, no entanto observa-se que são mais comuns em quadros de alergia a anti-inflamatórios não hormonais (AINES), como dipirona, AAS, diclofenaco, ibuprofeno, entre outros.

As lesões tendem a reduzir espontaneamente após alguns dias da exposição, deixando apenas resíduos do pigmento. Quando há exposição repetida ao medicamento as manchas podem retornar aos locais de surgimento inicial e surgirem outras.

Caso a exposição ao medicamento seja frequente e contínua, as manchas podem tornar-se permanentes. No entanto, em geral com o tratamento de exclusão do medicamento elas tendem a desaparecer completamente.

E você? Apareceu com um roxo desse e achou que esbarrou em algum lugar? Pode ser alergia a medicamento hein!

Aguarde..