WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 29/10/2019
JÁ NASCEMOS ALÉRGICOS?

MITO! Ao contrário do que se acredita, ninguém nasce alérgico, mas com a propensão de sensibilizar-se a determinado alérgeno (substância que pode desencadear a alergia) e propensão genética quando existe história familiar de alergia.

Portanto a chance de você ser alérgico depende da interação da herança genética de seus familiares com o meio ambiente, ou seja, se foi criando em uma fazenda como animais e contato ao ar livre ou em ambientes urbanos, se foi exposto a tabagismo e poluição, se foi exposto na gestação aos diversos tipos de alimentos.

Toda esta relação pode influenciar e aumentar as chances de uma criança ser alérgica ou não. Por exemplo, gestantes que fazem dietas de exclusão tem maior propensão a ter um filho com alergia alimentar.  O parto vaginal e aleitamento materno previnem de desenvolvimento de alergias.

Outro fato importante é que as alergias podem surgir em qualquer momento da vida, independente da idade. Contudo, as crianças são muito mais propensas do que os adultos, segundo estudo realizado pelo American College of Allergy, Asthma and Immunology, 70% das alergias aparecem antes dos 20 anos.

A gravidade das alergias difere para cada paciente e pode causar desde uma irritação menor a anafilaxia (uma emergência potencialmente fatal).

Assim que os primeiros sintomas de alergia surgem, é importante procurar o especialista (alergista/imunologista), para que sejam identificados os desencadeadores e o tratamento adequado seja iniciado, proporcionando ao paciente uma melhor qualidade de vida e evitando problemas mais sérios como por exemplo, o choque anafilático.

Aguarde..