Por Dra. Janaina Melo em 18/12/2019
 Imunoterapia Sublingual para Rinite Alérgica

As doenças alérgicas constituem um sério desafio para as sociedades modernas. Sua carga individual, médica e econômica é grande. Representa um problema de saúde global.

A rinite é uma inflamação e / ou disfunção da mucosa nasal caracterizada por: obstrução nasal, rinorreia (coriza) anterior e posterior, espirros, prurido nasal e hiposmia (diminuição do olfato).

A imunoterapia alérgeno-específica ou vacina para alergia induz a tolerância imunológica, ou seja, faz com que seu organismo produza anticorpos ao que você é alérgico. Portanto é o único tratamento que atua na progressão de cura ou interrupção da evolução da doença. A imunoterapia sublingual (SLIT) é um tipo de vacina oral que oferece a possibilidade de administração EM CASA, para crianças e adultos, de baixo risco e efeitos colaterais.

A SLIT é um tratamento eficaz para diversas doenças alérgicas como:

• Rinite Alérgica
  • Conjuntivite Alérgica
  • Asma
  • Dermatite Atópica

A administração do tratamento SLIT pode ser gotas embaixo da língua diariamente ou três vezes por semana, por no mínimo 3 anos até 5 anos! Os estudos mostraram reduções significativas nos escores de sintomas e uso de medicação contínua como os corticoides.

A imunoterapia com alérgenos também deve ser considerada uma estratégia preventiva, especialmente para diminuir a incidência de asma brônquica em crianças e adolescentes com rinite alérgica tratados com SLIT.

Essa terapia também é segura, produzindo apenas alguns eventos adversos, principalmente locais e leves a moderados, e geralmente autolimitados no tempo.

Mesmo casos leves de alergia podem receber esta vacina. O importante é não permitir que a doença alérgica avance!

A imunoterapia pode ser administrada também via injetável, nos casos de alergias a himenópteros (venenos de insetos), esta é a única via.

Agende uma consulta e comece o tratamento da sua alergia.