WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
IMUNOTERAPIA PARA INSETOS, PORQUE FAZER?

Essa é uma pergunta recorrente sobre a imunoterapia, pois bem, como sabemos os pacientes alérgicos a estes insetos chamados Hymenopteros, quando picados podem ter uma anafilaxia, e sofrerem risco de óbito caso o tratamento correto não seja instituído rapidamente como a adrenalina subcutânea.

Diferentemente de outros tratamentos, a imunoterapia específica é a única forma terapêutica aplicada para tratar a causa e não os sintomas e que proporciona uma real melhora, para as doenças alérgicas, e os resultados se mantém mesmo após a sua conclusão.

A Imunoterapia Específica para Alergia (também chamada de Dessensibilização, Hipossensibilização, Vacinas para Alergia, etc.); consiste em uma série de injeções subcutâneas de extratos purificados de alérgenos específicos ao que o paciente é sensibilizado.

O objetivo é de reduzir a reatividade do paciente ao alérgeno em questão e dessa forma, diminuir progressivamente a freqüência e intensidade das crises, a necessidade de medicação e a progressão da doença alérgica.

Mas o que muitos podem não saber é que este tratamento não acontece com uma injeção apenas como as vacinas convencionais, mas com esquemas diversos no qual o esquema convencional é composto por doses crescentes semanais por uma média de 6 meses e de manutenção, com aplicação semanal das injeções, por no mínimo 3 a 5 anos.

Existem outros esquemas no qual a indução pode ser alcançada mais rápido como em uma semana, entretanto o período de manutenção será o mesmo.

Segundo estudos, a eficácia da imunoterapia para himenópteros é em torno de 97%, ou seja, após o tratamento, mesmo que o paciente seja picado, provavelmente ele não apresentará mais reações. 

Cuidado pois este tratamento não pode ser realizado em casa, sempre deve ser feito pelo alergista/imunologista e em ambiente próprio para tratar urgência e emergências!

Aguarde..